Blog

Livro “Lesões Musculares em Atletas Esportivos: Fundamentos Clínicos e Imagens Encontradas”

Dr. Abdalla Skaf é um dos autores do livro “Muscle Injuries in Sport Athletes: Clinical Essentials and Imaging Findings” (Lesões Musculares em Atletas Esportivos: Fundamentos Clínicos e Imagens Encontradas). Este livro busca fornecer uma visão abrangente de todas as patologias dos músculos que são suscetíveis de ser encontradas no tratamento de lesões relacionadas com esportes, através de informações sofisticadas, textos e imagens de qualidade. 

O livro contém 30 capítulos, dividido em seis partes:

livroParte I – enfoque nos princípios gerais: da fisiologia à semiologia por imagens, ao tratamento;

Parte II – trata de lesões musculares não-traumáticas;

Parte III – sobre lesões musculares externas;

Parte IV – foca em lesões musculares internas;

Parte V – apresenta casos clínicos com ênfase em imagens;

Parte VI – foca em imagens específicas com um capítulo sobre plasma rico em fatores de crescimento para o tratamento de lesões musculares. É um capítulo sobre o avanço de novas técnicas de imagens.

Os autores deste livro são especialistas reconhecidos mundialmente. Além do nosso médico radiologista, participaram da edição o Dr. Bernard Roger – Toulouse, França –  e o Dr. Ali Guermazi – Boston, Massachusetts, EUA.

O livro teve sua primeira publicação em 26 de janeiro de 2017. E será lançado no Brasil em maio.

Prefácio

Fundamentos Clínicos e Imagens Encontradas

Este livro tenta promover um olhar compreensivo a todas as patologias musculares que provavelmente se encontram em tratamento de lesões ligadas ao esporte.

Sua proposta é dar ao clínico um guia para identificar lesões e escolher a melhor estratégia de terapia. A primeira parte apresenta a visão consensual do conhecimento vigente: a fisiologia de lesões e seu prognóstico bem como suas anatomias, imagiologia clínica e tratamento. Cada músculo está descrito por vez, com uma análise da anatomia, examinação clínica, os resultados das imagens, e as escolhas terapêuticas para lesões crônicas e agudas. A seção principal é dedicada às imagens, com ênfase em cada método de diagnóstico que é melhor para cada lesão específica e como usar o diagnóstico por imagem para determinar as estratégias terapêuticas mais apropriadas. Um cuidado especial foi tomado para fornecer ilustrações de alta definição e qualidade que claramente mostram como identificar a lesão e o dano muscular. A riqueza de ilustrações, muitas coloridas, estão incluídas. Finalmente, o livro termina com alguns casos clínicos e notas técnicas relevantes para o tratamento de lesões musculares vinculadas ao esporte.

Comentários