Blog

A busca pela terceirização no setor da saúde

 

A área de saúde em diversos países tem se encaminhado cada vez mais para gestões que primam por controle nos custos operacionais e maior qualidade de atendimento e comodidade aos pacientes. E dentro destes critérios, a terceirização vem para proporcionar agilidade, know-how especializado e facilidade de gerenciamento.

Dentre os hospitais, a terceirização vem sendo empregada como estratégia de gestão e que se configura como uma opção de modernização e posicionamento competitivo diante as necessidades do mercado com relação aos custos e à qualidade dos serviços prestados. Na área da saúde, não só o fator redução de custos, mas o fator qualidade vem sendo levado em conta na hora de escolher pela terceirização e isso se deve principalmente ao fato de algumas empresas possuírem uma maior expertise em determinados assuntos. Na área de imagem é possível assegurar uma qualidade que antes não era possível e, consequentemente, prestar um melhor serviço para o paciente através de diagnósticos mais assertivos.

A área diagnóstica por conta da demanda em tecnologias, é uma que mais se beneficia dessa terceirização, e vem ganhando espaço nos maiores centros médicos e também em centros mais afastados.

Podemos concluir que as iniciativas de terceirização surgiram como uma alternativa para melhorar a gestão dos serviços prestados através da profissionalização de atividades especificas, melhoria de qualidade e resultados com a contratação de empresas ou profissionais especializados de modo que possa melhor atender a estratégia e necessidades da empresa.

 

Fontes: Artigo “Uma Análise da Terceirização em Hospitais Localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte”
 
            Artigo “Terceirização nos serviços de medicina diagnóstica: cenário e possibilidades”

Comentários