Blog

A Ressonância de Mama para exclusão do diagnóstico do Câncer de Mama

ressonancia-de-mama

As pacientes sintomáticas ou aquelas que apresentam alterações detectadas pelos exames de rotina, normalmente são submetidas a um conjunto de exames e a certeza diagnóstica só se dava através da biópsia cirúrgica.

Uma meta-análise de mais de 2.300 pacientes de 14 estudos internacionais publicados, demonstraram que a ressonância magnética mamária (RM) pode excluir o câncer de mama em 100% de certeza se realizado nos casos de resultados equívocos na triagem do câncer de mama. A análise mais recente indicou que a RM é o melhor método para excluir a possibilidade de câncer de mama, poupando grande parte das mulheres do processo de biópsias desnecessárias.

Os radiologistas também mostraram que apenas cerca de 11% das análises geraram um resultado falso positivo, os quais devem ser investigados de forma invasiva. No entanto, esta porcentagem é muito menor do que se pensava anteriormente e é semelhante aos métodos de imagem convencionais.

FONTE: “MRI Offers 100 Percent Screening Certainty for Diagnostic Exclusion of Breast Cancer” Medical Xpress (08/18/16) Johannes Angerer

Comentários